
Projeto Limpaí
Tudo começou com uma demanda da própria população de Orlândia, que se queixava do descarte irregular de resíduos em canteiros e terrenos baldios. Com o risco iminente da cidade ficar sem o serviço de coleta de lixo volumoso, a Associação de Moradores de Orlândia (AMO) passou a buscar uma solução.
Diante da urgência e da natureza burocrática dos processos públicos, a solução seria uma ação conjunta. Unimos forças com a sociedade civil, o setor privado e o poder público em um modelo de gestão compartilhada.
Nesse contexto, a DAidea surge como peça fundamental, atuando na coordenação e no apoio estratégico. Nossa função é descrever o projeto em um formato acadêmico para servir como ferramenta de análise na tese de doutorado para multiplicação para outras cidades e viabilizar as ações socioeducativas nas escolas e empresas.
Com o apoio financeiro e logístico de empresários, planejamos uma iniciativa que vai além da simples coleta. Nosso objetivo é construir um modelo de gestão de resíduos sustentável e colaborativo, engajando todos os setores da sociedade para uma cidade mais limpa.

Objetivo
Mobilizar os setores público, privado e a sociedade civil para compreender, assumir e praticar a responsabilidade compartilhada na gestão integrada de resíduos sólidos urbanos, promovendo ações conjuntas que fortaleçam a governança socioambiental e o descarte correto de resíduos no município de Orlândia - SP.
.png)
Participantes:
28 empresas privadas
23 escolas municipais e particulares
01 Universidade
01 certificadora
Todas as secretarias da gestão municipal
Idealizadora do Projeto













